Programa
1 de julho
9h30 - Abertura
Professor Doutor Eduardo Anselmo Moreira Fernandes de Castro – Vice-Reitor da UA para Cooperação Universidade-Sociedade;
Professora Doutora Maria Teresa Marques Baeta Cortez Mesquita – Coordenadora do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC);
Professora Doutora Elisabete Figueiredo – Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território e Investigadora da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP). Socióloga;
Professora Doutora Simone Rechia – Professora da Universidade Federal do Paraná/Brasil. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade (GEPLEC).
10h - Cultura, lazer, políticas públicas e ativismos sociais: do local ao global
Refletir sobre a relação entre poder público e grupos ativismos sociais; apresentação de experiências comunitárias a partir de ações vinculadas a cultura e ao lazer no Brasil, questionando: Quais os objetivos, princípios norteadores e formas de atuação do poder público? Quais os principais resultados de algumas ações, especificamente em Curitiba e região metropolitana? Quais as dificuldades e barreiras enfrentadas na ação cotidiana do poder público.
Professor Mestre Jorge Brand (Goura) – Deputado Estadual do Paraná / Brasil
Mestre em filosofia, Goura movimenta Curitiba há mais de 15 anos. Antes como ativista, hoje como um dos vereadores mais combativos da Câmara Municipal. Foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018 para estender suas pautas por todo o Paraná. Jorge Brand, o Goura, tem 38 anos, Na adolescência se interessa pela contracultura. Aos 18 anos, faz sua primeira viagem à Índia e aprofunda os estudos do yoga, sânscrito e cultura da paz. É assim que ganha o nome Goura Nataraj. De volta ao Brasil, completa sua graduação e mestrado em Filosofia na UFPR, onde estudou a Obra de Artur Schopenhauer. Dedicou-se também ao estudo do Grego e Sânscrito, além de tornar-se professor de ioga. Começa a colocar suas ideias em prática com os ativistas do Coletivo Interlux com ações como Jardinagem Libertária, Música Pra Sair da Bolha e a primeira Bicicletada de Curitiba. Em 2007, pinta a primeira ciclofaixa da cidade – sendo multado por crime ambiental pela prefeitura. Co-fundador da CicloIguaçu . Em 2011, é co-fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos cicloviários que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016. Em 2012, cria o Jardim de Sofia, um espaço comunitário às margens do Rio Belém. Em 2014, junto a dezenas de pessoas, constrói a Praça de Bolso do Ciclista – a primeira da cidade feita coletivamente. Em 2014, Goura é candidato a deputado federal com as pautas da mobilidade, meio ambiente, parto humanizado, arte e cultura. Com uma campanha colaborativa feita por dezenas de pessoas, consegue trazer 13.235 pessoas para pedalar junto. Assessor de mobilidade na Setran. Em 2015, trabalha na Secretaria de Trânsito de Curitiba. Em apenas um ano, participa da criação das áreas e vias calmas da cidade, de dezenas de quilômetros de estrutura cicloviária e centenas de paraciclos. Em 2016, se candidata a vereador de Curitiba, ganhando o lugar com expressivo apoio.
Professor Doutor José Carlos Mota – Universidade de Aveiro / Portugal
Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. É membro da Direção do DCSPT e diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano. Desenvolveu investigação doutoral sobre ‘Planeamento do Território: Metodologia, Atores e Participação’. Foi um dos coordenadores do projeto europeu Erasmus + Community Participation in Planning que teve como parceiros o Politécnico de Milão, a Universidade de Belfast e a Community Places. Fez parte da equipa que coordenou e dinamizou o movimento cívico Amigosd’Avenida (2008-2013), o projeto VIVOBAIRRO (2016) e o evento colaborativo Aveiro Soup (2017). Desempenhou o papel de coordenador da Plataforma Tecnológica da Bicicleta da Universidade de Aveiro entre 2014-2018 onde dinamizou iniciativas de promoção do uso da bicicleta pelas comunidades académicas (UBIKE 2016-2018, POSEUR) e pelos cidadãos e organizações (Compromisso pela Bicicleta 2016). Atualmente, é o coordenador técnico na Universidade de Aveiro do projeto UBIKE (2017-2019) financiado pelo POSEUR e do projeto BOOST Starter Cycling Cities financiado pela FCT (2018-2021). Está envolvido no lançamento do projeto Lab Cívico Santiago (Aveiro) e em vários processos colaborativos em instrumentos de planeamento (Revisão do PDM da Maia, Paisagem Protegida do Sousa Superior).
13h - Intervalo para almoço
15h - Cidade e cultura urbana: o espaço praticado
Discutir os sentidos e significados do planejamento urbano, questionando: Qual a correlação das pesquisas acadêmicas com a experiência empírica nos grandes centros urbanos no âmbito do lazer e cultura? Quais as oportunidades que emergem da conexão entre a teoria e a prática quando o assunto é a implementação de políticas públicas de lazer? Quais os principais resultados das ações que envolvem cultura, lazer e política na cidade de Curitiba/Paraná/Brasil?
Professora Doutora Simone Rechia – Universidade Federal do Paraná / Brasil
Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná ministrando a disciplina de Fundamentos do Lazer; na Graduação do curso de Educação Física. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e Professora Visitante na Universidade de Aveiro em Portugal, no Departamento de línguas e culturas. Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte nas gestões 2013/2015 e 2015/2017. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física 2010-2018. É líder do Geplec – Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, Lazer, cidade e políticas públicas.
Professor Doutor João Teixeira Lopes – Universidade do Porto / Portugal
É licenciado em Sociologia (1992), Mestre em Ciências Sociais (1995) e Doutor em Sociologia (1999), exercendo a profissão de professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente preside a Associação Portuguesa de Sociologia – APS. É dirigente do Bloco de Esquerda, integrando a Mesa Nacional e a Coordenadora Distrital do Porto. Foi membro efectivo do Observatório das Actividades Culturais entre 1996 e 1998, sendo atualmente seu colaborador. Integrou a equipa coordenadora do Relatório das Políticas Culturais Nacionais (1985-95) junto do Conselho da Europa, em 1988. Foi programador da Porto Capital Europeia da Cultura 2001, enquanto responsável pela área do envolvimento da população. Foi coordenador científico do Instituto de Sociologia da FLUP entre 2002 e 2010, e diretor da Revista Sociologia entre 2009 e 2013. Exerceu funções de deputado na Assembleia da República, durante a IX e X legislaturas.
[Atividade Especial] 21h30 - Cicloconversa com a Comunidade
Local: Trilhos da Terra
Rua 31 de Janeiro, Nº19
Loja R e S (cave), 3810-192 Aveiro
Cicloconversa com Jorge Brand (Goura).
Jorge Brand (Goura) – Cicloactivista e Deputado Estadual do Paraná / Brasil, estará em Aveiro como convidado para o “I Seminário de Cultura, Território e Lazer: Diálogos entre Políticas Públicas do Brasil e Portugal”.
Aproveitando a oportunidade desta visita, convidámo-lo para conhecer melhor o seu percurso, e trocar ideias sobre temas relacionados com a bicicleta nas cidades, o envolvimento da comunidade, a aproximação ao poder político e o papel do activismo na mudança para cidades melhores.
Este evento é uma co-organização da Ciclaveiro – Associação pela mobilidade urbana em bicicleta, do NECO – Núcleo de estudos culturais e ócio da UA e o Geplec – grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade da UFPR/ Paraná/Brasil com o precioso apoio do Trilhos da Terra.
2 de julho
10h - Lazer, Cultura e investimentos públicos: tensões entre ofertas e demandas
Ampliar a discussão conceitual sobre os princípios fundamentais do fenômeno do lazer; refletir sobre a relação entre investimentos públicos, o lazer e a cultura, questionando: Quais as barreiras enfrentadas para o financiamento de ações sociais no âmbito do lazer e cultura nas cidades.
Professor Doutor Fernando Mascarenhas – Universidade de Brasília / Brasil
Iniciou seus estudos em Educação Física em 1989, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo se licenciado em 1992, pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), em sua cidade natal. Possui Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), concluída em 1995. Mestrado e Doutorado em Educação Física, ambos realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluídos em 1999 e 2005. Pós-Doutorado em Política Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), concluído em 2014. Em sua trajetória profissional, foi professor do ensino básico no sistema público do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), entre 1993 e 1996, e professor do ensino superior, tendo trabalhado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1996, e na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 1997 e 2008. Desde 2009, é professor da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente, entre 2005 e 2009, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), associação científica representativa da área da Educação Física. Neste mesmo período, foi membro do Conselho Nacional de Esporte, vinculado ao Ministério do Esporte. Foi também, entre 2010 e 2012, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB. No âmbito da produção científica, publicou em autoria e co-autoria vários trabalhos, dentre livros, capítulos de livro e artigos. Como professor, atuando no âmbito da graduação e da pós-graduação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às linhas: Políticas de Esporte e Lazer; Educação Física, Formação e Trabalho. Integra o Avante – Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB e, atualmente, é o Editor Chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e o Diretor da Faculdade de Educação Física da UnB.
Professora Doutora Paula Abreu – Universidade de Coimbra / Portugal
Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde leciona nos três ciclos de ensino da sociologia. Coordenadora do programa doutoral Discursos: Cultura, História e Sociedade (CES/FEUC/FLUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura (CCA). Tem desenvolvido investigação sobre os domínios da cultura, nomeadamente: hábitos e práticas culturais dos portugueses; políticas culturais; a atividade de instituições de referência nas esferas artísticas e culturais locais e nacionais – nomeadamente o Teatro Nacional D. Maria II, O Teatro Aveirense e a rede 5 Sentidos –, bem como acerca das indústrias da cultura, designadamente a indústria fonográfica em Portugal.
13h - Intervalo para almoço
[Atividade Especial] 14h - Exposição de Fotografias - “Acasos Objetivos”
A Universidade de Aveiro estará com a exposição de fotografia “Acasos Objetivos” de Carlos Magno na galeria multifunções no centro do Campus.
A ideia é proporcionar uma visita guiada durante o nosso seminário “Cultura, Território e Lazer – Diálogos Entre Políticas Públicas do Brasil e Portugal”, na tarde de dia 2 de julho. O autor será o guia e a abordagem da exposição gira em torno da semiótica urbana, as mensagens da linguagem gráfica do grafite e a sua expressão territorial e ao mesmo tempo universal.
15h - Políticas Públicas: da teoria à prática
Apresentação da Fundamentação Teórica sobre o que é política, o que são políticas públicas e o que são políticas públicas de lazer. Questionando: Quais as dificuldades e as barreiras enfrentadas para materializar na prática, as teorias estudadas e, que fundamentam, as ações políticas cotidianas.
Professora Doutora Silvia Cristina Franco Amaral – UNICAMP / Brasil
Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Livre-docência pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP (2011) e pós-doutorado na Universidade de Barcelona no Departamento de Geografia Humana. É docente MS5.2 da Faculdade de Educação Física, Departamento de Educação Física e Humanidades da Universidade Estadual de Campinas atuando na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Pública e Lazer. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública de lazer, educação física e esporte e estudos do lazer. Atualmente é vice-presidente na Associação Brasileira de pesquisa e pós-graduação em Estudos do Lazer; Coordenadora do Fórum de Pesquisadores da área sóciocultural e pedagógica da Educação Física; Coordenadora do Laboratório MARGEM, membro do comitê científico do Grupo de Trabalho em Lazer e do Grupo de Trabalho em Políticas Públicas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
Professora Doutora Suzana Maria Peres de Menezes – Direção Regional da Cultura do Centro / Portugal
Licenciada em Comunicação Social (1995), pela Universidade da Beira Interior. Mestre em Museologia (2005) pela Universidade Lusófona; Doutorada em Estudos Culturais, pela Universidade de Aveiro (2018). É Chefe de Divisão da Cultura do Município de S. João da Madeira. Foi diretora Executiva da Oliva Creative Factory entre 2011 e 2015.Fez parte da equipa responsável pela abertura da Casa da Criatividade. A partir de abril de 2014 assumiu a responsabilidade de programação cultural da Casa da Criatividade e Paços da Cultura. Integrante do Núcleo de Investigação em Políticas Culturais, criado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, desde outubro de 2014.
18h - Encerramento
Professor Doutor Paulo Jorge dos Santos Gonçalves Ferreira – Reitor da Universidade de Aveiro;
Professora Doutora Anabela Botelho Veloso – Coordenadora da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP);
Professora Doutora Maria Manuel Baptista – Professora Catedrática do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, investigadora do Centro de Línguas Literaturas e Culturas (CLLC), coordenadora do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO) e do Grupo Género e Performance (GECE);
Professora Doutora Simone Rechia – Professora da Universidade Federal do Paraná/Brasil. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade (GEPLEC).